Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Teses ► Mestrado

 

Referência Bibliográfica


FERREIRA, N. (2019) - O planeamento de emergência em infraestruturas críticas: o caso do Centro de Saúde de Ponta Delgada. Dissertação de Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade dos Açores, 168p.


Resumo


​A consequente exposição de pessoas aos diversos perigos naturais, tecnológicos e sociais, evidencia a necessidade de criar e desenvolver uma cultura de prevenção e mitigação dos perigos a que estamos expostos, e desta forma surge a importância de planear em qualquer vertente de modo a reduzir impactos económicos e sociais consequentes de um desastre ou acidente grave.

O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um plano de segurança interno de uma infraestrutura crítica, nomeadamente o edifício do Centro de Saúde de Ponta Delgada, sendo este elaborado de acordo com a regulamentação em vigor do Regime Jurídico e Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios na Região Autónoma dos Açores.

O plano de segurança interno apresenta como componentes principais o plano de prevenção e o plano de emergência interno, onde se identificaram os perigos internos e externos suscetíveis de afetar o edifício e se definiram as equipas de segurança e os procedimentos a adotar numa situação de emergência, particularmente em caso de sismos, erupções vulcânicas, incêndio, ameaça de bomba, entre outros.

Observações


Anexos