Iniciar sessão

Navegar para Cima
CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores
IVAR - Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores

Crise Sismovulcânica de São Jorge
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaCrise sismovulcânica de S. Jorge, último sismo sentido: 20 de março às 09:34h, intensidade máxima III na freguesia de UrzelinaCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



Trabalhos no âmbito da monitorização de gases

 Em 2003 e 2004 foram efetuadas medições de concentração de dióxido de carbono nos solos da ilha de São Jorge, tendo os valores variado entre 0 e 13,4 %vol. (Marcos, 2006; Viveiros et al., 2017).


O dióxido de carbono é um dos gases vulcânicos mais abundantes e pela sua solubilidade no magma é um dos potenciais precursores de atividade vulcânica. Para além de uma origem vulcânica, o CO2 pode ter também uma origem orgânica, resultado da respiração dos solos. Os trabalhos anteriores demonstraram que valores superiores a 3,5 %vol. de CO2 sugerem uma origem vulcânica para o gás emitido pelos solos da ilha de São Jorge.


Desde 20 de março de 2022 que investigadores e técnicos do CIVISA e do Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores têm efetuado medições de gases libertados pelos solos da ilha de São Jorge, nomeadamente ao nível de fluxo de CO2 e de concentrações de gases no solo (dióxido de carbono, sulfureto de hidrogénio e monóxido de carbono).

Trabalhos de campo

1
2