Iniciar sessão

Navegar para Cima
CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores
IVAR - Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores

Crise Sismovulcânica de São Jorge
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaCrise sismovulcânica de S. Jorge, último sismo sentido: 20 de março às 09:34h, intensidade máxima III na freguesia de UrzelinaCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



Sobre Hidrogeologia

A composição química da água subterrânea em nascentes e furos de captação pode ser modificada em virtude da atividade sismovulcânica. Neste contexto, a determinação quantitativa dos gases e sólidos dissolvidos na água subterrânea é uma das técnicas de monitorização utilizadas na vigilância de sistemas vulcânicos e tectónicos ativos, e visa a deteção de anomalias relativamente à linha de base dos mesmos, passíveis de traduzirem a alteração do estado atual de atividade.

De momento, procede-se à determinação diária de alguns parâmetros físico-químicos nas águas de dois furos de captação na ilha de São Jorge, nomeadamente dos valores de temperatura, pH, condutividade elétrica, oxigénio dissolvido, CO2 dissolvido e alcalinidade, complementada periodicamente pela realização de análises completas em laboratório.