Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
 

Vulcões Activos

 
 

geologia dos açores

 

 Sistema Vulcânico Fissural do Capelo

Sumário


O Sistema Vulcânico Fissural do Capelo ocupa o sector W da ilha do Faial e desenvolve-se desde o flanco oeste do Vulcão Caldeira até à extremidade NE da ilha. A zona axial é dominada pela presença de cones de escórias e de tufos dispostos segundo um sistema de fissuras de direcção WNW-ESE constituindo uma dorsal.

 

Corresponde ao sistema vulcânico mais recente da ilha do Faial, com uma história eruptiva iniciada há menos de 16.000 anos. A sua génese e evolução está relacionada com uma sucessão de erupções do tipo havaiano estromboliano e surtseiano, de natureza essencialmente basáltica (s.l.). É neste sistema que ocorreram as erupções históricas do Cabeço do Fogo e Picarito, em 1672/73, e a dos Capelinhos, em 1957/58.

Bibliografia Recomendada


COUTINHO, R. (2000) – Elementos para a monitorização sismovulcânica da ilha do Faial (Açores): Caracterização hidrogeológica e avaliação de anomalias de Rn associadas a fenómenos de desgaseificação. Tese de doutoramento no ramo de Geologia, especialidade de Vulcanologia. Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 342 p.

 

MADEIRA, J. (1998) – Estudos de neotectónica nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge: uma contribuição para o conhecimento geodinâmico da junção tripla dos Açores. Tese de Doutoramento no ramo de Geologia, especialidade em Geodinâmica Interna. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 428 p.

 

PACHECO, J. (2001) – Processos associados ao desenvolvimento de erupções vulcânicas hidromagmáticas explosivas na ilha do Faial e sua interpretação numa perspectiva de avaliação do hazard e minimização do risco. Tese de doutoramento no ramo de Geologia, especialidade de Vulcanologia. Universidade dos Açores, Departamento de Geociências 330 p.
 
SERRALHEIRO, A., MATOS ALVES, C.A., FORJAZ, V.H. e RODRIGUES, B. (1989) – Carta Vulcanológica dos Açores – ilha do Faial à escala 1:15000. Edição do Serviço Regional de Protecção Civil, Universidade dos Açores e Centro de Vulcanologia do INIC, 4 folhas.
 
ZBYSZEWSKI, G. (1960) – L’éruption du Volcan de Capelinhos (Ile de Faial, Açores). Bulletin Volcanologique, Série II – Tome XXIII, 77-100.​