Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 

Vulcões Activos

 
 

geologia dos açores

 

 Sistema Vulcânico Fissural do Congro

Sumário


O Sistema Vulcânico Fissural do Congro situa-se na zona centro-leste da ilha de S. Miguel e ocupa toda a área que separa o Vulcão Água de Pau do Vulcão Furnas, sendo constituído por cones de escórias e escoadas lávicas associadas, para além de alguns maars (s.l) e domos.

 

A história eruptiva deste sistema vulcânico é dominada por erupções fissurais basálticas, havaianas e estrombolianas, geradas ao longo de fissuras eruptivas com direcções dominantes WNW-ESE e NW-SE. Os produtos vulcânicos de tais erupções encontram-se cobertos por espessos depósitos de queda de cinzas e pedra pomes emitidos pelos vulcões centrais adjacentes. Nos últimos 5.000 anos evidencia apenas a ocorrência de um episódio eruptivo freatomagmático, de natureza traquítica, datado de há 3.800± 400 anos B.P., que originou o maar em cuja cratera se localiza a Lagoa do Congro.

 

Apesar de ser o sistema vulcânico activo de S. Miguel que manifesta a mais reduzida actividade eruptiva recente, é nele que se desenvolvem com maior frequência importantes crises sísmicas, de natureza tectónica e vulcano-tectónica.​

Bibliografia Recomendada


MOORE, R. e RUBIN, M. (1991) – Radiocarbon dates for lava flows and piroclastic deposits on São Miguel, Azores. Radiocarbon. 33:1, pp. 151-164.
 
ZBYSZEWSKY, G., MOITINHO DE ALMEIDA, F., VEIGA FERREIRA, O., e TORRE DE ASSUNÇÃO (1958) – Notícia explicativa da Folha “B”, da ilha S. Miguel (Açores) da Carta Geológica de Portugal na escala 1:50.000. Publ. Serv. Geol. de Portuga,l Lisboa, 37p.