Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
 

Vulcões Activos

 
 

geologia dos açores

 

 Sistema Vulcânico Fissural dos Picos

Sumário


O Sistema Vulcânico Fissural dos Picos fica localizado na região centro-oeste da ilha de S. Miguel desenvolvendo-se desde o bordo SE da caldeira do Vulcão das Sete Cidades até à vertente oeste do Vulcão de Água de Pau, numa extensão de aproximadamente 23 km. A paisagem é dominada pela presença de cerca de três centenas de cones monogenéticos onde predominam cones de escórias e escoadas lávicas associadas. Identificam-se, pontualmente, alguns maars, cones de pedra pomes e domos, em particular nas zonas de transição para os vulcões centrais adjacentes.

 

Este sistema vulcânico é o mais recente da ilha de S. Miguel, sendo a sua história eruptiva dominada por erupções basálticas havaianas e estrombolianas. Nos últimos 5.000 anos registou pelo menos 30 erupções, tendo as duas mais recentes ocorrido em tempos históricos. A primeira, em 1563, sucedeu o evento freatopliniano centrado na caldeira do Vulcão de Água de Pau. A segunda, em 1652, esteve na origem de três domos traquíticos e envolveu fases explosivas de características vulcanianas.​
​​​

Bibliografia Recomendada


BOOTH, B., CROASDALE, R. e WALKER, G. (1978) – A quantitative study of five thousand years of volcanism on S. Miguel, Azores. Phil. Trans. R. Soc. Lond., 228, 271-319.
 
MOORE, R. e RUBIN, M. (1991) – Radiocarbon dates for lava flows and piroclastic deposits on São Miguel, Azores. Radiocarbon. 33:1, pp. 151-164.
 
FERREIRA, T. (2000) – Caracterização da actividade vulcânica da ilha de S. Miguel (Açores): vulcanismo basáltico recente e zonas de desgaseificação. Avaliação de riscos. Tese de Doutoramento no ramo de Geologia, especialidade de Vulcanologia. Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 248 p. ​