Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Vulcão Tavurvur em erupção, a 29 de Agosto (Foto: Facebook/Jason Tassell)
30-08-2014 20:00
Papua Nova Guiné
Vulcão Tavurvur em erupção

O Vulcão Tavurvur, localizado na Papua Nova Guiné, entrou em erupção no passado dia 29, por volta das 03:30 e 04:00 (hora local), atingindo principalmente Rabaul, uma das cidades mais próximas.

O episódio eruptivo iniciou-se lentamente com actividade estromboliana, caracterizada pela projecção de porções de magma incandescente, bem como de material vulcânico, até alguns metros de distância.

Os residentes de South Pacific tiveram de ser evacuados e, embora Rabaul seja um dos locais mais próximos, as autoridades ainda não emitiram ordem de evacuação para esta localidade. No entanto, foi aconselhada a permanência em casa de modo a evitar a inalação de cinzas vulcânicas.

O VAAC (Volcanic Ash Advisory Centre) de Darwin está a monitorizar a nuvem de cinzas, verificando que inicialmente estava a progredir para SW, mudando depois de direcção para SE. Ainda se está a averiguar o impacto que este fenómeno terá nos voos a nível local e internacional mas, por enquanto, estão apenas a indicar que não é aconselhável os aviões aproximarem-se do perímetro em que se encontra a nuvem vulcânica.

A coluna eruptiva atingiu cerca de 15 km, a mesma altura a que os aviões viajam e, apesar de se poder observar a nuvem pelos satélites, não é possível calcular a sua dimensão. Assim, não se sabe se esta erupção irá atingir a Austrália.

Este é considerado um dos vulcões mais activos da região. A maior erupção ocorreu em 1994, tendo já nessa altura atingido a cidade de Rabaul que, por ter ficado devastada, perdeu o título de capital para Kokopo.
​​


Fontes


ABC News
News Corp Australia Network

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas