Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Missões ► Europeias

 

1ª Missão científica a La Palma (Canárias) no âmbito dos projetos VOLRISKMAC I e II
La Palma (Canárias, Espanha)

24-10-2021
 
30-10-2021


Os investigadores José Pacheco, Catarina Silva e Fátima Viveiros do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores, e do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) realizaram trabalhos de colaboração com investigadores do Instituto Vulcanológico das Canárias (INVOLCAN) na ilha de La Palma (Canárias). Os investigadores açorianos colaboraram quer na medição de gases vulcânicos na pluma eruptiva, nos solos e no ar atmosférico, quer na deteção de material particulado e avaliação da dispersão de cinzas na superfície do sistema vulcânico.
 
Os investigadores consideram que a missão foi bem-sucedida e permitiu não só reforçar a rede de monitorização do vulcão, mas também fortalecer os laços de cooperação entre as instituições participantes.

A missão decorreu no âmbito dos projetos de investigação VOLRISKMAC (MAC / 3.5 b / 124) e VOLRISKMAC II (MAC2/3.5b/328), cofinanciados pela União Europeia através do programa de cooperação INTERREG que têm como objetivo aumentar a capacidade de monitorização da atividade vulcânica nas ilhas da Macaronésia.

Anexos


Comité Científico


Comité Organizador


Coordenação


Unidades Científicas Operacionais