Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Última Hora

 
02-08-2022 11:40
 
Ilha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2

 
CRISE SISMOVULCÂNICA DA TERCEIRA E ESTRUTURAS ADJACENTES 

VULCÃO DE SANTA BÁRBARA – V2 

O Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores (IVAR), com base na informação obtida através da rede de monitorização gerida pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), informa que a crise sismovulcânica que se vem registando na ilha Terceira desde o dia 24 de junho de 2022 se mantém. 

A atividade sísmica registada no âmbito desta crise tem-se centrado com maior incidência dentro do perímetro do Vulcão de Santa Bárbara e sido caracterizada pela ocorrência de microssismos. Até à data, o evento mais energético ocorreu no dia 30 de abril, pelas 07:17 horas, atingiu a magnitude de 3,6 na Escala de Richter e teve epicentro a cerca de 2 km a E da Serreta, tendo sido sentido na ilha Terceira com intensidade máxima de V na Escala de Mercalli Modificada. 

A sismicidade registada tem abrangido igualmente, embora com menor frequência, o Sistema Vulcânico Fissural da Terceira, de direção aproximada NW-SE, num troço que atravessa a Serra de Santa Bárbara em direção às Furnas do Enxofre. Pontualmente, continua a registar-se alguma atividade sísmica noutras estruturas ativas da ilha Terceira e nos sistemas submarinos adjacentes, sendo de realçar que nos últimos dias, em particular desde 10 de junho, têm sido registados vários microssismos com epicentro na zona de Angra do Heroísmo, ao longo de um alinhamento de direção aproximada NE-SW que se estende desde sul de S. Mateus até à parte central da ilha, e que poderá ter continuidade até às Lajes. 

Até ao momento, com a rede de monitorização existente e o programa de recolha de amostras em curso, não foram detetadas variações significativas em termos de deformação crustal, nem obtidos resultados anómalos ao nível das análises a gases e águas, continuando a decorrer as campanhas de amostragem, o processamento e reprocessamento de dados e a avaliação permanente da situação. 

O facto de a sismicidade se encontrar claramente acima dos valores de referência e estar localizada num aparelho vulcânico com atividade eruptiva histórica justificam a situação de Alerta V2 no Vulcão de Santa Bárbara. 

O fenómeno que está a afetar a ilha Terceira não se pode dissociar do incremento da atividade sismovulcânica que se tem verificado na região dos Açores e, em particular, no Grupo Central, desde o início de 2022, e o padrão de atividade observado indicia a possibilidade de continuarem a ocorrer eventos sentidos pela população, que podem, eventualmente, atingir magnitudes e intensidades superiores às registadas até à data. 

Caso a situação descrita se altere ou sejam obtidos dados que permitam novas interpretações, serão produzidas novas informações. 
 
​​


Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas