Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Bolsas de Doutoramento

Freguesia das Furnas (Ilha de S. Miguel)

Estudo da desgaseificação difusa de 222Rn: Implicações em termos de monitorização sismovulcânica, recursos geotérmicos e saúde pública

Resumo


O Vulcão das Furnas corresponde a um vulcão central de composição essencialmente traquítica, tendo sido palco nos últimos 5000 anos de pelo menos 10 erupções vulcânicas. A última erupção deste vulcão ocorreu em 1630. Actualmente é possível observar diversas manifestações que evidenciam o potencial de desgaseificação deste vulcão, nomeadamente a presença de diversos campos fumarólicos, nascentes termais, nascentes frias gasocarbónicas e de áreas de desgaseificação difusa.
 
O presente trabalho tem como objectivo o estudo da desgaseificação difusa de 222Rn em sistemas hidrotermais/vulcânicos utilizando o Vulcão das Furnas como laboratório experimental. Este estudo incluirá: 1) a cartografia de zonas de emissão 222Rn no interior da caldeira, 2) a monitorização regular da concentração de 222Rn em nascentes (frias e termais), 3) a monitorização contínua de 222Rn no solo e 4) a monitorização da concentração do 222Rn no ar interior de habitações. Os resultados obtidos terão aplicações quer no âmbito da identificação de zonas de elevada permeabilidade, relacionadas com a presença de estruturas vulcano-tectónicas e com locais de interesse em termos de exploração geotérmica, quer no âmbito da monitorização sismovulcânica, pelo estabelecimento de séries temporais para a definição de níveis de referência que permitam identificar sinais precursores da reactivação deste sistema vulcânico. Sendo o 222Rn um gás radioactivo é um potencial agente carcinogénico quando presente em excesso em espaços não ventilados, pelo que a realização de estudos da qualidade do ar interior de habitações contribuirá para avaliar as implicações em termos de saúde pública.

Ficha de Projeto


Bolsa Doutoramento FRCT
Estudo da desgaseificação difusa de 222Rn: Implicações em termos de monitorização sismovulcânica, recursos geotérmicos e saúde pública
Bolseiro: Catarina Silva
Entidade financiadora: FRCT
Contrato nº: M3.1.2/F/021/2008
Progama: Plano Integrado para a Ciência e Tecnologia (PICT)
Sub-programa: Eixo 3.1 – “Bolsas de Investigação Científica e Tecnológica” do “Programa de Apoio à Formação Avançada (FORMAC)”
Duração: 2008 - 2012
Data de Início

 
Data de Encerramento

 

Anexos


Unidades Científicas


Unidades Científicas Operacionais