Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Bolsas de Doutoramento

Fumarolas (Vulcão das Furnas)

Estudo das variações de fluxo de CO2 no Vulcão das Furnas (ilha de S. Miguel, Açores). Importância para a monitorização sismovulcânica e implicações em termos de saúde pública.

Resumo


O presente projecto tem como principal objectivo o estudo dos processos de desgaseificação difusa no Vulcão das Furnas (ilha de S. Miguel), nomeadamente no que se prende com a caracterização das variações temporais e espaciais de fluxo de dióxido de carbono (CO2). O estudo enquadra-se no âmbito das actividades da monitorização sismovulcânica, visando estabelecer linhas de base do comportamento do vulcão que permitam vir a identificar eventuais sinais premonitores da reactivação do vulcão. Adicionalmente, o trabalho envolverá a identificação de estruturas vulcano-tectónicas e a quantificação das emissões de CO2 para a atmosfera.

 

Uma vez que o CO2 actua como asfixiante pretende-se elaborar mapas de perigo, vulnerabilidade e risco deste gás para o caso concreto da freguesia das Furnas. As emanações gasosas podem ser influenciadas por variações de factores externos (i.e. alterações meteorológicas) pretendendo-se estudar a amplitude dessas variações e avaliar o perigo a que as pessoas poderão estar sujeitas mesmo em períodos de dormência do vulcão.


Ficha de Projeto


Bolsa Doutoramento FRCT
Estudo das variações de fluxo de CO2 no Vulcão das Furnas (ilha de S. Miguel, Açores). Importância para a monitorização sismovulcânica e implicações em termos de saúde pública.
Bolseiro: Fátima Viveiros
Entidade financiadora: FRCT
Contrato nº: M3.1.2/F/017/2007
Progama: Plano Integrado para a Ciência e Tecnologia (PICT)
Sub-programa: Eixo 3.1 - "Bolsas de Investigação Científica e Tecnológica" do "Programa de Apoio à Formação Avançada (FORMAC)"
Duração: 2007-2011
Data de Início

 
Data de Encerramento

 

Anexos


Unidades Científicas


Unidades Científicas Operacionais