Sismos de magnitude 8.6 e 8.2 a W da ilha Sumatra do Norte provocam alguns mortos
Os sismos de magnitude 8.6 e 8.2 que atingiram a ilha de Sumatra do Norte na Indonésia, no passado dia 11 de Abril, provocaram 5 mortos e alguns danos estruturais menores em habitações (fendas nas paredes) e numa ponte.
Segundo o USGS, o primeiro evento localizou-se a 434 km a SW de Banda Aceh, a uma profundidade da ordem dos 23 km, e foi sentido em Singapura, Tailândia e sul da Índia. Os centros de monitorização dos EUA e da Indonésia emitiram um alerta de tsunami para todo oceano Índico, incluindo a Indonésia, Índia, Sri Lanka, Austrália, Birmânia, Tailândia, Maldivas e outras ilhas do Pacífico, Malásia, Paquistão, Somália, Oman, Irão, Bangladesh, Quénia, África do Sul e Singapura. Algumas horas mais tarde uma forte réplica, de magnitude 8.2 e localizada a 618 km a SSW de Banda Aceh e a 16 km de profundidade, voltou a atingir a mesma região.
Estes eventos foram gerados por falhas de desligamento no seio da placa litosférica Indo-Australiana, e localizaram-se, respectivamente, a 100 e 200 km a SW da importante zona de subducção que define a fronteira entre as placas Indo-Australiana e Sunda. Falhas de desligamento são estruturas tectónicas em que os dois blocos se movem horizontalmente relativamente um ao outro e cuja direcção do movimento é paralela à direcção do plano de falha.
A rede do CIVISA registou ambos os eventos.