Vândalos assaltam e destroem estação sísmica na ilha de S. Miguel
Ao início da tarde de ontem a estação sísmica do CIVISA instalada nas proximidades de Chã de Macela, ilha de S. Miguel, foi alvo de um acto de vandalismo que destruiu parte dos sistemas de transmissão de dados e de fornecimento de energia. Instalada há mais de vinte anos em tal local, até ao presente esta estação nunca tinha sido alvo de qualquer acção deste tipo.
O local de monitorização sísmica em questão contribui para a vigilância vulcânica do Vulcão de Água de Pau e do Sistema Vulcânico Fissural dos Picos pela que se trata de equipamento vital para a manutenção dos níveis de acompanhamento da actividade que nos últimos meses se tem desenvolvido na parte central da ilha de S. Miguel. Os estragos registados foram avaliados em várias centenas de euros e os danos obrigam à aquisição de novo equipamento e a reparações ao nível da cave sísmica, pelo que o CIVISA demorará alguns dias a reactivar a estação sísmica.
A ocorrência deste tipo de actos sobre os equipamentos da rede de vigilância sismovulcânica do arquipélago dos Açores tem vindo a diminuir, o que evidencia um maior reconhecimento de todos para a importância dos sistemas de monitorização na identificação de alterações nos sistemas vulcânicos e tectónicos e na tomada de decisão por parte das autoridades de protecção civil na resposta a situações de alerta e emergência.