Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Navio Atalante
10-06-2013 14:00
Açores
Centro de Vulcanologia integra missão oceanográfica à Crista Média Atlântica

​A investigadora Ana Rita Hipólito, do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade do Açores, encontra-se presentemente a participar numa missão oceanográfica designada de OCEANOGRAFLU, a bordo do navio Atalante do IFREMER (Brest, França). A missão é liderada pelo geofísico Francis Lucazeau do IPGP (Institut de Physique du Globe de Paris) e tem como objetivos a determinação de padrões de circulação hidrotermal nas próximidades da Crista Média Atlântica, na área imediatamente a sul da Zona de Fratura Oceanographer, tendo essencialmente por base a análise do fluxo térmico, a geoquímica de fluidos intersticiais em sedimentos marinhos e a interpretação de perfis de sísmica de reflexão Chirp.

 

A participação do Centro de Vulcanologia em missões científicas no mar dos Açores tem crescido ao longo dos últimos anos e resulta do interesse da Universidade dos Açores em incrementar as suas actividades no domínio do Mar, alargando as suas vertentes de intervenção. De acordo com Gabriela Queiroz, directora daquela unidade de investigação, a Geologia Marinha corresponde a uma das áreas de investigação em que o Centro pretende apostar no período 2014-2020, facto pelo qual tem mantido diversas reuniões com outras entidades nacionais e internacionais. "A Universidade dos Açores pode e deve assumir nos próximos anos uma posição de liderança no que respeita à investigação no Mar dos Açores, fomentando sinergias entre os vários centros de investigação que integra e consolidando acordos de cooperação com outras entidades, como é o caso do Instituto Hidrográfico" afirmou.

 

O navio Atalante partiu do porto de Ponta Delgada (S. Miguel, Açores) no dia 5 de Junho e regressará ao mesmo porto no dia 3 de Julho de 2013, finda a missão oceanográfica.



Fontes


CVARG

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas