Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Erupção do vulcão Rinjani no dia 27 de setembro (Foto: Antara Foto/Santanu Bendesa/Reuters)
03-10-2016 18:00
Ilha Lombok, Indonésia
Erupção no vulcão Barujari na Indonésia retém turistas

O vulcão Barujari, situado na caldeira do vulcão mais alto da Indonésia - Rinjani, com 3 726 metros de altura e localizado na ilha Lombok, entrou em erupção na passada terça-feira, dia 27 de setembro, sem aviso prévio.

 
A erupção moderadamente explosiva emitiu uma coluna de cinzas que alcançou dois quilómetros de altura, tendo o PVMBG (Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi) interdito um raio de 3 km em torno do vulcão e elevado o estado de alerta para o Nível II devido a este aumento da atividade eruptiva.

 
Em erupções semelhantes, não se espera muitos problemas para além da queda de cinzas nas comunidades em volta do vulcão e consequências na atividade aérea, no entanto, e por se tratar de um parque nacional, mais de mil turistas estavam nas proximidades do vulcão quando este entrou em erupção. As autoridades procederam à evacuação da maioria dos turistas, no entanto, cerca de 130 a 390 pessoas, e sem conhecimento das autoridades, optaram por permanecer no local, tendo ficado retidas durante a erupção.

 
O vulcão Rinjani, que contém um lago na sua caldeira, atrai todos os anos milhares de turistas que realizam excursões de três dias até ao cume do monte.

 
No decorrer do ano, o vulcão entrou em erupção várias vezes, obrigando a encerrar o aeroporto de Lombok e a suspender vários voos na ilha de Bali.

 
A Indonésia localiza-se no designado Anel do Fogo do Pacífico, sendo frequente a atividade sísmica e vulcânica.


Fontes


wired.com
g1.globo.com

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas