Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

 
03-07-2017 10:30
Indonésia
8 mortos na sequência das operações de resgate após vulcão Sileri entrar em erupção

Na manhã do passado domingo, dia 2 de julho, o vulcão Sileri, localizado no Planalto de Dieng, província de Java (Indonésia), entrou em erupção, expelindo lava, lama e cinzas até 50 metros de altura.

 

De acordo com as agências noticiosas, o evento eruptivo surpreendeu 17 visitantes, ferindo 10 que tiveram de ser retirados do local. No entanto, o helicóptero dos serviços de busca e salvamento, com quatro tripulantes e quatro elementos das equipas de socorro, despenhou-se três minutos antes de atingir o Planalto de Dieng. O aparelho terá embatido num penhasco da montanha Butak, no distrito de Temanggung, na província de Java, no centro do país. As oito pessoas que se encontravam a bordo, morreram.

 

Soldados e agentes policiais foram enviados para o local e as autoridades pediram aos residentes e visitantes que abandonassem a zona do vulcão, aparentemente mais calmo esta manhã.

 

Sileri é um dos vulcões dos mais ativos e perigosos do Planalto de Dieng, onde se encontram cerca de 10 vulcões. A última erupção ocorreu em 2009, com o vulcão a emitir materiais vulcânicos até 200 metros de altura e criou três novas crateras.



Fontes


The Guardian
Correio da Manhã

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


sexta-feira, 3 de Junho de 2011
Nos últimos dias, fortes emissões de dióxido de carbono no Vulcão Dieng, localizado na parte central da ilha de Java (Indonésia), obrigaram a evacuação de 1200 habitantes das vilas de Simbar e Sumber. Este incremento das emissões de gás iniciou-se no dia 28 de Maio na cratera de Timbang. No dia 29 de Maio foi sentido um sismo, seguido de actividade sísmica de baixa profundidade. Esta actividade correspondeu a uma erupção freát...