8 mortos na sequência das operações de resgate após vulcão Sileri entrar em erupção
Na manhã do passado domingo, dia 2 de julho, o vulcão Sileri, localizado no Planalto de Dieng, província de Java (Indonésia), entrou em erupção, expelindo lava, lama e cinzas até 50 metros de altura.
De acordo com as agências noticiosas, o evento eruptivo surpreendeu 17 visitantes, ferindo 10 que tiveram de ser retirados do local. No entanto, o helicóptero dos serviços de busca e salvamento, com quatro tripulantes e quatro elementos das equipas de socorro, despenhou-se três minutos antes de atingir o Planalto de Dieng. O aparelho terá embatido num penhasco da montanha Butak, no distrito de Temanggung, na província de Java, no centro do país. As oito pessoas que se encontravam a bordo, morreram.
Soldados e agentes policiais foram enviados para o local e as autoridades pediram aos residentes e visitantes que abandonassem a zona do vulcão, aparentemente mais calmo esta manhã.
Sileri é um dos vulcões dos mais ativos e perigosos do Planalto de Dieng, onde se encontram cerca de 10 vulcões. A última erupção ocorreu em 2009, com o vulcão a emitir materiais vulcânicos até 200 metros de altura e criou três novas crateras.