Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Fenómenos Naturais

Destruição no porto das Lajes das Flores (Foto: Fred Fournier in Açoriano Oriental)
03-10-2019 10:00
Açores
Furacão Lorenzo provocou mais de 250 ocorrências

​De acordo com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), e na sequência da passagem do furação Lorenzo no arquipélago, no dia 2 de outubro, foram registadas 255 ocorrências, nomeadamente, 3 na ilha do Corvo, 28 nas Flores, 82 na ilha do Faial, 55 no Pico, 38 em São Jorge, 11 na Graciosa, 35 na Terceira e 3 em São Miguel, todas resolvidas.

As ocorrências registadas estiveram sobretudo relacionadas com obstruções de vias, danos em habitações, quedas de árvores, inundações e galgamentos costeiros. A mais grave ocorreu no porto das Lajes das Flores, em que parte do molhe e do edifício da Portos dos Açores ficaram destruídos, pondo em causa o abastecimento à ilha das Flores.

Foram realojadas 53 pessoas, na sua maioria na ilha do Faial, e evacuadas cerca de outras 50 por precaução, na zona costeira das Lajes do Pico, não se tendo registado qualquer vítima.

O Plano Regional de Emergência de Proteção Civil dos Açores (PREPCA) foi ativado para a passagem do furacão Lorenzo, de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson. O furacão passou a cerca de 70 km a oeste do Grupo Ocidental a uma velocidade de 65 km/h no sentido nordeste. A rajada máxima, de 163 km/h, foi registada na ilha do Corvo, às 08:25 do dia 2 de outubro. Com o melhoramento das condições meteorológicas, o PREPCA foi desativado às 17:00 do dia 2 de outubro.



Fontes


SRPCBA
Açoriano Oriental

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas