Teve início domingo, dia 29 de novembro, uma erupção no Monte Ili Lewotolok em Lembata, na Indonésia, tendo obrigado á evacuação de mais de 4628 pessoas nas áreas circundantes.
De acordo com a Agência para a Mitigação de Desastres de Lembata (BPBD), o vulcão entrou em erupção às 09:45 (hora local) emitindo uma coluna de cinzas a cerca de 4000 metros de altura, que durou cerca de 10 minutos. Segundo o Centro de Vulcanlogia e Mitigação de Riscos Geológicos (PVMBG), o vulcão emitiu material vulcânico de dimensões que se assemelham a cocos. O nível de alerta do vulcão foi elevado para o nível III (no sistema de alerta de quatro níveis do país) às 13 horas (horal local) no domingo.
As 4628 pessoas evacuadas foram realojadas na segunda feira em sete abrigos, não tendo sido reportados feridos. Segundo a Agência para a Mitigação de Desastres da Indonésia (BNPB), as autoridades locais estão a fazer os possíveis para garantir que todos os abrigos sigam as regras de saúde relacionadas com o COVID-19, para reduzir o risco de transmissão entre os evacuados.
O aeroporto de Wunopitu em East Nusa Tenggara foi temporariamente encerrado devido à queda de cinzas.
O PVMBG alertou os residentes que vivem nas encostas do Ili Lewotolok, para a possibilidade da ocorrência de fluxos de lava fria, especialmente durante chuvas fortes. Residentes, visiantes e alpinistas foram aconselhados a permanecer fora de um raio de 4 km da cratera.
A Indonésia, um arquipélago com mais de 250 milhões de habitantes, fica no conhecido Anel de Fogo do Pacífico, pelo que a atividade sísmica e vulcânica são fenómenos muito frequentes.