Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Mundo ► Ciência

 
08-02-2021 15:30
 
Vulcões dos Açores integram o primeiro Catálogo Europeu de Vulcões - Projeto EUROVOLC

Foi disponibilizado recentemente ao público em geral a versão definitiva do Catálogo Europeu de Vulcões. Este Catálogo Europeu de Vulcões (ECV) é um dos principais produtos do projeto europeu EUROVOLC, e dá acesso a informações detalhadas sobre 72 vulcões que pertencem e/ou são monitorizados por países europeus. Nos Açores foram identificados 25 vulcões/sistemas vulcânicos, dos quais se destacam, com capítulos completos, os vulcões do Fogo e Sete Cidades na ilha de São Miguel.​
​​​
Os Observatórios Vulcanológicos da Europa trabalharam em conjunto na recolha de dados, materiais, fontes, surgindo a ideia de criar um portal online, fácil de ser projetado para um público amplo. A informação destes vulcões está disponível na página web interativa (http://volcanoes.eurovolc.eu/ e http://volcanos.eurovolc.eu/), e apresenta a localização de 72 vulcões ativos nos territórios em que é feita a monitorização, nomeadamente, em França, Grécia, Itália, Portugal, Espanha e também Islândia.

Disponível de forma organizada e formatada, em inglês e no idioma local de cada vulcão, o ECV dispõe de informações especificas sobre os perigos vulcânicos, enquadramento geológico e vulcanológico, atividade vulcânica histórica, e fornece ao utilizador/visualizador uma quantidade uniforme de detalhes entre diferentes vulcões/sistemas vulcânicos. Uma das secções é dedicada à pesquisa de informações especificas sobre erupções que contribuirão para a divulgação dos parâmetros eruptivos de uma determinada erupção.

Incentiva-se a todos a pesquisar no Catálogo e a deixar os seus comentários e feedback através do botão “Give us feedback”, ajudando a tornar o Catálogo Europeu de Vulcões uma fonte principal de informação sobre vulcões e os seus perigos dentro da comunidade europeia.

Os editores do Catálogo Europeu de Vulcões são Sara Barsotti (IMO), Bergrún Arna Óladóttir (UI, IMO) and Mauro A. Di Vito (INGV).
​​


Fontes


EUROVOLC

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas