Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

Foto: Banaras KHAN/AFP in Jornal de Notícias
07-10-2021 10:15
Paquistão
Sismo de magnitude 5,9 provoca a morte a pelo menos 20 pessoas

Um sismo de magnitude 5,9 (Richter), ocorreu esta madrugada do dia 7 de outubro, às 03:01 hora local (22:01 hora UTC do dia 6 de outubro) na região sul do Paquistão, com epicentro a cerca de 18 km NNE de Harnai, província do Baluchistão, a uma profundidade de 10 km.

De acordo com a informação disponível até ao momento, e segundo Suhail Anwar Shaheen, responsável pela administração pública na província de Baluchistão, pelo menos 20 pessoas morreram, podendo vir este número a aumentar nas próximas horas, à medida que as equipas de socorro vão chegando à região montanhosa afetada. Há relatos ainda de que cerca de 15 mineiros estão presos numa mina de carvão, que colapsou durante o sismo.

As autoridades locais estimam que pelo menos 200 pessoas estejam feridas devido ao desmoronamento de edifícios. Muitos outros edifícios ficaram danificados, uma vez que a maior parte da população vive em casas de argamassa em zonas remotas e de acesso difícil. 

O sismo foi sentido nas cidades mais próximas do epicentro, até à cidade de Quetta, que se localiza a cerca de 100 km de Harnai.

O Paquistão localiza-se na fronteira onde as placas tectónicas da Índia e da Eurásia se encontram, tornando o país suscetível a eventos sísmicos. Em 1935, um sismo na mesma região destruiu a capital provincial e causou mais de 35 mil mortos.


Fontes


EMSC
Jornal de Notícias
Diário de Notícias

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas