Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Mundo ► Fenómenos Naturais

 
10-11-2022 22:30
Itália
Crise sísmica ao largo da costa Marchigiana Pesarese em Itália

Um sismo de magnitude 5,7 (Richter) atingiu ontem, a costa de Pésaro em Itália. Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), o sismo ocorreu às 07:07 (hora local) e localizou-se no mar, a 30 km da costa Marchigiana, na província de Pésaro Urbino, a cerca de 31 km da cidade de Fano e a 35 km da capital Pesaro, a aproximadamente 7,6 km de profundidade.

O evento foi sentido numa vasta área do centro-norte de Itália, em particular ao longo da costa do Adriático, de Friuli a Puglia, tendo atingido intensidade máxima VI-VII na região entre Pesaro e Ancona. Também foi sentido do outro lado do país, incluindo em Roma e nas regiões de Veneza, Florença e Trentino.

Em Pésaro, uma das regiões onde foi sentido com maior intensidade, não foram identificados feridos, no entanto as autoridades relataram alguns danos em infraestruturas. Por precaução, as autoridades ordenaram o encerramento das escolas na região e nas cidades mais próximas, e o tráfego ferroviário em Pésaro ao longo da costa do Adriático foi suspenso, devido a possíveis danos nas linhas.

Às 08:00 (hora local), para além do evento principal, o INGV registou mais 20 sismos com magnitudes a variar entre 1,7 e 4,0 ML, tendo o mais energético ocorrido às 07:12 com magnitude 4,0 ML. Às 18:00 horas, contabilizavam-se 89 eventos no total.
Considerando a sua localização e magnitude, o sismo levou à ativação dos procedimentos do Centro de Alerta de Tsunami do INGV, que prevê o envio de uma mensagem de informação (não de alerta), com a magnitude do sismo, tendo sido enviada 6 minutos após a hora de origem do mesmo.

Às 13:35 horas de hoje, ocorreu uma réplica do evento principal, com magnitude 4,0. As coordenadas epicentrais enquadram-se na área da crise sísmica da Costa Marchigiana Pesarese, tendo sido sentido em vários municípios da região de Marche. Até esta hora, foram registados cerca de 156 sismos localizados na região da Costa Marchigiana Pesarese, dos quais 4 de magnitude 4,0 ou superior.

Segundo o INGV, estes eventos são uma manifestação da convergência em curso entre a cadeia dos Apeninos, que evolui para nordeste, e a zona dos Balcãs, onde se verifica um movimento semelhante, mas oposto, com um impulso para sudoeste. Neste sentido, estes sismos são muito semelhantes aos acontecimentos de 20 e 29 de maio de 2012 em Emília, sabendo-se que o Adriático é, em certa medida, a continuação do vale do Pó para sudeste.



Fontes


INGV
RTP

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas