Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Açores ► Ciência

 
24-03-2023 14:45
Praia, Cabo Verde
IVAR/CIVISA participam em curso de monitorização vulcânica em Cabo Verde

No âmbito do projeto VOLRISKMAC II (Fortalecimento das capacidades de I+D+i para o desenvolvimento da resiliência perante emergências vulcânicas na Macaronésia), decorreu entre os dias 20 e 24 de março, na Universidade de Cabo Verde, na cidade da Praia, Cabo Verde, um curso sobre monitorização vulcânica.

Este evento contou com a participação do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores e o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA ), representados presencialmente pelos investigadores José Pacheco, Rita Silva e Rita Carmo, e remotamente pelas investigadoras Fátima Viveiros e Catarina Silva, e restantes parceiros, nomeadamente, o Instituto Vulcanológico de Canárias (INVOLCAN), o Instituto Tecnológico e de Energias Renováveis de Tenerife (ITER), o Instituto das Florestas e Conservação Natureza, IP-RAM (IFCN), a Universidade de Cabo Verde e o Laboratório de Engenharia Civil de Cabo Verde.

O investigador José Pacheco lecionou os módulos "Introdução à Vulcanologia" e "Perigos Vulcânicos" e a investigadora Rita Carmo lecionou o módulo "Cartografia do Perigo Vulcânico". As investigadoras Fátima Viveiros e Catarina Silva lecionaram o módulo "Fumarolas e Desgaseificação Difusa".

O curso incidiu nas várias áreas fulcrais para a monitorização vulcânica, nomeadamente sismologia vulcânica, gravimetria, geodesia, geoquímica de gases e de águas e petrologia, através de aulas teóricas, exercícios práticos e um simulacro, constituindo uma excelente oportunidade para networking entre parceiros.

No dia 24 de março, os parceiros presentes no curso aproveitaram e reuniram para definir futuras colaborações no âmbito do Programa de Cooperação Territorial INTERREG MAC 2014-2020.

 
José Pacheco
 
Rita Carmo


Catarina Silva e Fátima Viveiros
​​
 
Reunião dos parceiros do projeto VOLRISKMAC II






Fontes


IVAR/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas