Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Açores ► Ciência

Escoadas lávicas traquíticas (Terceira)
19-02-2008 20:00
Bristol, Inglaterra
CVARG desenvolve projecto de modelação de lavas traquíticas

O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) encontra-se a desenvolver um projecto de modelação física de lavas traquíticas, em colaboração com o Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Bristol, Reino Unido.

 

O projecto dá continuidade aos estudos iniciados por Adriano Pimentel, investigador do CVARG, no âmbito da sua tese de mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos, realizada na Universidade dos Açores. De acordo com este investigador, responsável pelo projecto, o modelo resultante irá permitir obter uma melhor compreensão dos processos físicos envolvidos na erupção de lavas de natureza traquíticas. Entre outros aspectos salienta-se a informação relativa ao processo eruptivo, nomeadamente o comprimento máximo potencial das escoadas lávicas ou a provável duração da erupção, elementos fundamentais para a avaliação de cenários eruptivos e dos perigos vulcânicos associados.

 

Este modelo físico foi já aplicado às escoadas lávicas traquíticas da ilha Terceira com o intuito de se proceder à respectiva calibração e validação. A selecção desta ilha para área de estudo privilegiada deveu-se à presença de numerosas lavas desta natureza nos vulcões do Pico Alto e Santa Bárbara, constituindo, inclusivamente, o produto vulcânico dominante na sua história eruptiva recente.

 

Os trabalhos decorrem na Universidade de Bristol até ao início do próximo mês de Março.



Fontes


Centro de Vulcanologia e Riscos Geológicos

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas