Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaIlha de S. Jorge, último sismo sentido: 17 de agosto às 22:04h, intensidade máxima III na freguesia de UrzelinaCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



 César Cristóvão Costa Andrade

César Andrade

Técnico Superior do CIVISA / Doutorado


Data de Nascimento


07-10-1988

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciado em Biologia/Geologia (via ensino) pela Universidade dos Açores em 2011, concluiu o mestrado em Geologia do Ambiente e Sociedade (Universidade dos Açores) em 2014, e Doutorado em Geologia, especialidade de Hidrogeologia pela mesma Universidade em 2019.
 
Presentemente é técnico superior do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), onde participa ativamente em vários projetos co-financiados pela Direção Regional do Ambiente (DRA) com o intuito de monitorizar as massas de água do arquipélago dos Açores, em especial o seu estado químico.
 
O seu domínio de especialização, e a sua área de trabalho é centrada na área da Geologia Ambiental, Hidrogeologia, Hidrogeoquímica e Geoquímica, onde desenvolve trabalhos de investigação um pouco por todo o arquipélago dos Açores, centrando-se na recolha e amostragem de águas de superfície e subterrâneas
 
Como formação complementar realizou, entre 2010 e 2011, estágios profissionais em empresas regionais, no decurso dos quais colaborou na realização de levantamentos ambientais de algumas destas empresas. Realizou, igualmente, de 2011 a 2012, um estágio profissional semestral em Bruxelas onde participou, entre outros trabalhos relacionados com o meio ambiente, na perfuração de furos de captação de água subterrânea, em sondagens para a análise da contaminação do solo e subsolo, no desenvolvimento de testes de permeabilidade e na execução de piezómetros. No mesmo período colaborou na elaboração do PGRH - Plano de Gestão de Região Hidrográfica dos Açores.
 
Desde 2012 que integra e colabora com a Unidade Científica de Hidrogeologia e Geologia Ambiental do Centro de Vulcanologia de Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), participando ativamente na aquisição e processamento de dados hidrogeológicos e hidrogeoquímicos bem como em campanhas de amostragem em várias ilhas do arquipélago.
 
De 1 de janeiro de 2014 a 30 de março de 2015 foi técnico superior do CIVISA, e um dos membros do projeto responsável pelo estudo da salinização de aquíferos costeiros nos Açores.

De 1 de abril de 2015 a 31 de março de 2019 foi bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) onde desenvolveu trabalhos relacionados com a emissão de gases vulcânicos, em particular de CO2 em mais de 45 lagos vulcânicos dos Açores, onde o seu trabalho se intitulou: “Emanações gasosas em lagos vulcânicos dos Açores: caraterização geoquímica”.
 
É autor e co-autor de diversos relatórios técnico-científicos e artigos científicos no domínio da Hidrogeologia e Hidrogeoquímica do arquipélago dos Açores, alguns dos quais apresentados em revistas internacionais, e outros em encontros nacionais e internacionais.


Data de Ingresso no IVAR


07-10-2013

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação