Licenciado em Biologia/Geologia (via ensino) pela Universidade dos Açores em 2011, concluiu o mestrado em Geologia do Ambiente e Sociedade (Universidade dos Açores) em 2014, e Doutorado em Geologia, especialidade de Hidrogeologia pela mesma Universidade em 2019.
Atualmente é Investigador Júnior do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos da Universidade dos Açores.
O seu domínio de especialização e a sua área de trabalho centram-se na área da Geologia Ambiental, Hidrogeologia, Hidrogeoquímica e Geoquímica, onde desenvolve trabalhos de investigação um pouco por todo o arquipélago dos Açores, centrando-se na recolha e amostragem de águas de superfície e subterrâneas, tendo, nos últimos tempos, os seus trabalhos incidido sobre as emissões de CO2 a partir da superfície de lagos vulcânicos.
Como formação complementar realizou, entre 2010 e 2011, estágios profissionais em empresas regionais, no decurso dos quais colaborou na realização de levantamentos ambientais de algumas destas empresas. Realizou, igualmente, de 2011 a 2012, um estágio profissional semestral em Bruxelas onde participou, entre outros trabalhos relacionados com o meio ambiente, na perfuração de furos de captação de água subterrânea, em sondagens para a análise da contaminação do solo e subsolo, no desenvolvimento de testes de permeabilidade e na execução de piezómetros. No mesmo período colaborou na elaboração do PGRH - Plano de Gestão de Região Hidrográfica dos Açores.
Desde 2012 que integra e colabora com a Unidade Científica de Hidrogeologia e Geologia Ambiental do Centro de Vulcanologia de Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), participando ativamente na aquisição e processamento de dados hidrogeológicos e hidrogeoquímicos bem como em campanhas de amostragem em várias ilhas do arquipélago.
De 1 de janeiro de 2014 a 30 de março de 2015 foi técnico superior do CIVISA, e um dos membros do projeto responsável pelo estudo da salinização de aquíferos costeiros nos Açores.
De 1 de abril de 2015 a 31 de março de 2019 foi bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) onde desenvolveu trabalhos relacionados com a emissão de gases vulcânicos, em particular de CO2 em mais de 45 lagos vulcânicos dos Açores, onde o seu trabalho se intitulou: “Emanações gasosas em lagos vulcânicos dos Açores: caraterização geoquímica”.
Entre 1 de abril de 2019 a 13 de novembro de 2022, foi novamente técnico superior do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), onde participou em inúmeros projetos co-financiados pela Direção Regional do Ambiente (DRA) com o intuito de monitorizar as massas de água do arquipélago dos Açores, em especial o seu estado químico.
É autor e co-autor de diversos relatórios técnico-científicos e artigos científicos no domínio da Hidrogeologia e Hidrogeoquímica do arquipélago dos Açores, alguns dos quais apresentados em revistas internacionais, e outros em encontros nacionais e internacionais.