Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaIlha de S. Jorge, último sismo sentido: 17 de agosto às 22:04h, intensidade máxima III na freguesia de UrzelinaCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



 Sofia Morgado Pereira

Sofia Pereira

Bolseira de Doutoramento FCT


Data de Nascimento


03-11-1989

Nacionalidade


Portuguesa


​Licenciada em Psicologia pela Universidade dos Açores em 2011 e Mestre em Psicologia pela Universidade do Minho em 2014.


Entre outubro de 2011 e junho de 2012 realizou um estágio como assistente de investigação no pólo dos Açores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO Açores), colaborando no projeto de investigação "África Annes- Incorporação da perceção social na comunicação de risco ambiental - Risco Sísmico" e num projeto sobre "Perceção, Preparedness e Comunicação de Risco Sísmico". 

​ 

Desde setembro de 2014 que colabora com o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), desempenhando atividades de investigação ligadas a conceitos como: (1) perceção de risco vulcânico, (2) perceção de risco sísmico, e (3) práticas de preparação para risco sísmico e vulcânico. 

  

Entre março de 2017 e maio de 2019 integrou a equipa do projeto ERUPÇÃO, desempenhando atividades de investigação ligadas à avaliação da perceção de risco vulcânico e variáveis associadas de membros da população, e grupos económicos do mar, turismo e agricultura/lavoura no concelho de Vila Franca do Campo. 

 

Entre Agosto 2019 e Abril de 2020, deu continuidade às atividades de investigação até então desenvolvidas no Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA). 

 

Em janeiro de 2021 iniciou o Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Social e Cognitiva pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Universidade de Coimbra), beneficiando de Bolsa de Investigação para Doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado entre a FCT e a Unidade de I&D Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, dedicando-se ao estudo dos determinantes da preparação para risco sísmico. 


Data de Ingresso no IVAR


01-09-2014

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação