Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 Sofia Morgado Pereira

Sofia Pereira

Bolseira de Doutoramento FCT


Data de Nascimento


03-11-1989

Nacionalidade


Portuguesa


​Licenciada em Psicologia pela Universidade dos Açores em 2011 e Mestre em Psicologia pela Universidade do Minho em 2014.


Entre outubro de 2011 e junho de 2012 realizou um estágio como assistente de investigação no pólo dos Açores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO Açores), colaborando no projeto de investigação "África Annes- Incorporação da perceção social na comunicação de risco ambiental - Risco Sísmico" e num projeto sobre "Perceção, Preparedness e Comunicação de Risco Sísmico". 

​ 

Desde setembro de 2014 que colabora com o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), desempenhando atividades de investigação ligadas a conceitos como: (1) perceção de risco vulcânico, (2) perceção de risco sísmico, e (3) práticas de preparação para risco sísmico e vulcânico. 

  

Entre março de 2017 e maio de 2019 integrou a equipa do projeto ERUPÇÃO, desempenhando atividades de investigação ligadas à avaliação da perceção de risco vulcânico e variáveis associadas de membros da população, e grupos económicos do mar, turismo e agricultura/lavoura no concelho de Vila Franca do Campo. 

 

Entre Agosto 2019 e Abril de 2020, deu continuidade às atividades de investigação até então desenvolvidas no Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA). 

 

Em janeiro de 2021 iniciou o Doutoramento em Psicologia, especialidade de Psicologia Social e Cognitiva pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Universidade de Coimbra), beneficiando de Bolsa de Investigação para Doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado entre a FCT e a Unidade de I&D Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, dedicando-se ao estudo dos determinantes da preparação para risco sísmico. 


Data de Ingresso no IVAR


01-09-2014

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação