Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaIlha de S. Jorge, último sismo sentido: 17 de agosto às 22:04h, intensidade máxima III na freguesia de UrzelinaCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



 Rita Lúcio Carmo

Rita Carmo

Técnica Superior do CIVISA / Doutorada


Data de Nascimento


12-09-1980

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciada em Geologia (ramo científico) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2002), Mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos pela Universidade dos Açores (2005), e Doutorada em Geologia, especialidade Vulcanologia, pela Universidade dos Açores (2014).

Em novembro de 2002 iniciou a sua colaboração com o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), como membro do grupo do Sistema de Vigilância Sismovulcânica dos Açores (SIVISA), atual Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), prestando assessoria técnico-científica ao Serviço Regional de Proteção Civil e ao Governo Regional dos Açores na monitorização de perigos geológicos, tendo acompanhado crises sísmicas e sismovulcânicas. Ainda no âmbito da Gestão de Crises e Mecanismos de Resposta, tem participado em exercícios de gabinete e de campo, envolvendo a simulação de catástrofes, designadamente erupções vulcânicas e terramotos, bem como fenómenos associados, e na elaboração de planos de emergência para o desenvolvimento de ações de proteção civil.
 
Entre novembro de 2002 e dezembro de 2005 desenvolveu trabalhos para o Projeto Europeu RETINA (Realistic Evaluation of Temporal Interaction of Natural Hazards) que tinham como objetivo o levantamento tectónico e estudo estrutural da região Povoação-Nordeste, ilha de São Miguel, e que se inseriram no âmbito da sua tese de mestrado.

De janeiro de 2006 a novembro de 2007, exerceu funções de Técnica Superior de 2ª classe, contratada pela Fundação Gaspar Frutuoso, participando em diversos estudos relacionados com a caraterização de perigos geológicos, designadamente perigo sísmico, na implantação do novo hospital de Angra do Heroísmo (Terceira), e do arquipélago dos Açores em geral, no âmbito do Plano Regional de Ordenamento do Território para a Região Autónoma dos Açores (PROTA).

Entre dezembro de 2007 e novembro de 2011 foi Bolseira de Doutoramento do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia, através da medida 3.1.2 do PICT da Direção Regional da Ciência e Tecnologia. O seu trabalho teve como principais objetivos a realização de estudos de neotectónica na ilha de São Miguel, relacionados com a identificação e a cartografia de falhas ativas, bem como a realização de estudos de paleossismologia, de modo a contribuir para a avaliação do perigo sísmico da ilha de São Miguel.

Desde dezembro de 2011 é Técnica Superior do CIVISA, tendo prestado serviços no Centro de Aquisição de Dados e, desde setembro de 2015,  é  coordenadora do Centro de Operações de Emergência. No âmbito das atividades relacionadas com a investigação, desde outubro de 2018 é Coordenadora da Unidade Científica de Riscos e Planeamento de Emergência do IVAR, e desde 28 de novembro de 2019 é coordenadora da Academia IVAR.
 
Tem participado em diversos projetos regionais como membro investigadora, entre os quais se destacam o projeto ERUPÇÃO (Avaliação do impacto de erupções vulcânicas explosivas na economia do mar, no turismo e na agricultura e suas repercussões no sistema económico e no bem-estar social nos Açores), e o projeto RISCOS (Avaliação de Perigos Geológicos e Delimitação de Áreas Vulneráveis a Considerar em Termos de Risco no Ordenamento do Território na Região Autónoma dos Açores). A nível europeu participou nos projetos RETINA (Realistic Evaluation of Temporal Interaction of Natural Hazards), EUROVOLC (European Network of Observatories and Research Infrastructures for Volcanology) e VOLRISKMAC I (Fortalecimiento de las capacidades de I+D+i para la monitorización de la actividad volcánica en la Macaronesia). Presentemente, participa nos projetos europeus VOLRISKMAC II (Fortalecimiento de las capacidades de I+D+i para el desarrollo de la resiliencia frente a emergencias volcánicas en la Macaronesia) e B-READI (Building Reliable Effective and Aware Disaster emergency and prevention managing skills​).

A sua área de especialização inicial situa-se no domínio da neotectónica em regiões vulcânicas, nomeadamente nas temáticas da Neotectónica, Paleossismologia e Sismologia. Desenvolveu trabalhos de cartografia e análise estrutural de falhas ativas, paleossismologia, bem como sobre a avaliação do perigo sísmico da ilha de São Miguel. Simultaneamente, colaborou em trabalhos semelhantes noutras ilhas do arquipélago, tendo participado em variadas missões relacionadas com a realização de trabalhos de tectónica e de avaliação da perigosidade/risco sísmico. Atualmente, tem-se dedicado aos domínios da avaliação de riscos e planeamento de emergência e da gestão de crises e mecanismos de resposta, onde tem acompanhado o desenvolvimento de diversos eventos geológicos, nomeadamente crises sísmicas e erupções vulcânicas (erupção do vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, Canárias), a elaboração e participação em exercícios de gabinete e de campo, envolvendo a simulação de catástrofes, designadamente erupções vulcânicas e terramotos, e a elaboração de planos de emergência para o desenvolvimento de ações de proteção civil. É autora e co-autora de diversos trabalhos científicos no domínio da Neotectónica, Paleossismologia, Sismologia, Riscos Geológicos e Planeamento de Emergência, alguns dos quais apresentados em reuniões científicas nacionais e internacionais.

Data de Ingresso no IVAR


01-11-2002

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação