Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



 Ruben Soares Luís

Ruben Luís

Colaborador Externo


Data de Nascimento


18-10-1977

Nacionalidade


Portuguesa


Licenciado e Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa em 2000 e 2003, respetivamente.

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Aveiro em 2007, com especialização em sistemas de comunicações por fibra ótica.

Investigador e co-coordenador nos projetos DWDM/ODC e DROM, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), respetivamente. Contribuiu também para os projetos MUFFINS e TRIUMPH, dentro do 6th Framework Programme da UE.

De 2000 a 2003 integrou os quadros da Nokia Siemens Networks, como formador para sistemas de comunicação por fibra ótica, tendo desenvolvido atividades em toda a Europa, África e Médio-Oriente. Em 2003 integrou o grupo de investigação e desenvolvimento para sistemas de comunicação por fibra ópticada Nokia Siemens Networks em Portugal. Em 2007, liderou a equipa de desenvolvimento de ferramentas de planeamento de sistemas de comunicações óticas da Nokia Siemens Networks.

De outubro de 2008 a maio de 2012 foi bolseiro de pós-doutoramento do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT), desenvolvendo trabalho na área de redes de comunicações e monitorização no Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR).

É membro investigador do Instituto de Telecomunicações de Portugal e membro efetivo do Institute of Electrical and Electronics Engineers, bem como da Optical Society of America. Contribui regularmente para estas instituições como autor e revisor de publicações científicas.

Data de Ingresso no IVAR


01-10-2008

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


10%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação