Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaIlha de S. Jorge, último sismo sentido: 17 de agosto às 22:04h, intensidade máxima III na freguesia de UrzelinaCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



 Vittorio Zanon

Vittorio Zanon

Investigador Auxiliar


Data de Nascimento


16-06-1970

Nacionalidade


Italiana


Licenciado em Vulcanologia, com tese em petrologia experimental, pelo Dipartimento di Scienze della Terra, Universidade “La Sapienza”, Roma (Itália), em 1995. Efetuou o mestrado em Ajuda Humanitária em 1998, tendo trabalhado na Universidade “RomaTre”, onde se dedicou ao estudo da estratigrafia dos depósitos piroclásticos do Distrito Vulcânico Sabatino, a 35 km a N de Roma.
 
Em 2001 concluiu o Doutoramento em Petrologia e Mineralogia pela Universidade de Firenze (Itália), onde efetuou o estudo de inclusões fluidas em xenólitos de quartzo presentes nas ilhas Eólie (Itália meridional).
 
Entre 2001 e 2003 trabalhou na Universidade de Perugia (Itália), dedicando-se à investigação geológico-estratigráfica do magmatismo intra Appenninico (Vulcão de San Venanzo) tendo definido o complexo sistema de alimentação dos vulcões das ilhas Eólie.
 
No início de 2003 produziu um esboço geológico da área vulcânica do Vale Latina (localizado a aproximadamente 100 km a S de Roma) para a Carta Geológica d’Italia. Colaborou com o Istituto Nazionale di Geofísica e Vulcanologia (INGV), realizando a monitorização petrológica e geoquímica das escoadas lávicas e piroclastos expelidos durante as erupções de 2002-2003 pelos vulcões Stromboli e Etna. Paralelamente, contribuiu para a elaboração de um mapa de risco de radão nos solos no flanco S do Vulcão Etna.
 
Entre 2006 e 2015 esteve a fazer o pós-doutoramento em Riscos Vulcânicos no Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR).
 
Desde 2012 e 2014 que é membro associado da IAVCEI, SIMP (Società Italiana di Mineralogia e Petrografia), EAG (European Society of Geochemistry) e da AGU (American Geophysical Union).
 
Desde 2014 que é investigador convidado do Institut de Physique du Globe, Paris, e em 2015 obteve qualificação para o ensino académico em França (Maître de Conférences).
 
A sua área de trabalho situa-se no domínio da Vulcanologia e da Petrologia, mais concretamente na modelação dos sistemas de alimentação profundos e superficiais das estruturas vulcânicas (filões, condutas e câmaras magmáticas superficiais) e na modelação dos processos vulcânicos à superfície e o seu impacte ambiental.

Data de Ingresso no IVAR


01-08-2006

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação