Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

 Vittorio Zanon

Vittorio Zanon

Investigador Auxiliar


Data de Nascimento


16-06-1970

Nacionalidade


Italiana


Licenciado em Vulcanologia, com tese em petrologia experimental, pelo Dipartimento di Scienze della Terra, Universidade “La Sapienza”, Roma (Itália), em 1995. Efetuou o mestrado em Ajuda Humanitária em 1998, tendo trabalhado na Universidade “RomaTre”, onde se dedicou ao estudo da estratigrafia dos depósitos piroclásticos do Distrito Vulcânico Sabatino, a 35 km a N de Roma.

Em 2001 concluiu o Doutoramento em Petrologia e Mineralogia pela Universidade de Firenze (Itália), onde efetuou o estudo de inclusões fluidas em xenólitos de quartzo presentes nas ilhas Eólie (Itália meridional).

Entre 2001 e 2003 trabalhou na Universidade de Perugia (Itália), dedicando-se à investigação geológico-estratigráfica do magmatismo intra Appenninico (Vulcão de San Venanzo) tendo definido o complexo sistema de alimentação dos vulcões das ilhas Eólie.

No início de 2003 produziu um esboço geológico da área vulcânica do Vale Latina (localizado a aproximadamente 100 km a S de Roma) para a Carta Geológica d’Italia. Colaborou com o Istituto Nazionale di Geofísica e Vulcanologia (INGV), realizando a monitorização petrológica e geoquímica das escoadas lávicas e piroclastos expelidos durante as erupções de 2002-2003 pelos vulcões Stromboli e Etna. Paralelamente, contribuiu para a elaboração de um mapa de risco de radão nos solos no flanco S do Vulcão Etna.

Entre 2006 e 2015 entrou no Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), em qualidade de investigador pós-doc. Desde 2021, é Investigador Auxiliar.

É cientista convidado do Institut de Physique du Globe, Paris, e do Laboratoire Magmas et Volcans - Université Clermont Auvergne, em Clermont Ferrand, França.

Em 2015 e 2017 obteve qualificação para o ensino académico em França (Maître de Conférences) e em Itália (Professore Associato).

A sua área de trabalho situa-se no domínio da Vulcanologia e da Petrologia, mais concretamente na modelação da arquitectura dos sistemas de alimentação das estruturas vulcânicas (filões, condutas e reservatórios magmáticos), e na modelação dos processos magmáticos em profundidade, finalizado a monitorização petrologica durante um evento eruptivo.

Data de Ingresso no IVAR


01-08-2006

Data de Saída do IVAR


 

Tempo de Afetação


100%

Curriculum Vitae


Pós-Doutoramento


Doutoramento


Curta Duração


Técnicos de Investigação