Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Artigos em livros de atas ► Nacionais

 

Referência Bibliográfica


CRUZ, J.V., AMARAL, C. (2003) - Estudo hidrogeoquímico das águas subterrâneas da ilha de São Jorge (Açores, Portugal). Actas (em CD ROM) do IV Congresso Nacional de Geologia, Lisboa, E21-E24.

Resumo


Um conjunto de 36 amostras de água subterrânea de São Jorge (Açores) foi compilado de forma a caracterizar a hidrogeoquímica daquela ilha, bem como os principais processos geoquímicos que influenciam a composição das águas. As águas amostradas em nascentes apresentam uma mineralização reduzida (94,5-350,0 μS/cm de condutividade), substancialmente mais baixa que a observada em furos (970-8260 μS/cm), e correspondem predominantemente a fácies do tipo cloretada sódica a bicarbonatada sódica. Nos furos as águas captadas são todas do tipo cloretado sódico.
Os principais processos geoquímicos que influenciam a evolução das águas são: (1) influência de sais marinhos, quer em resultado da acção de transporte por parte dos agentes atmosféricos, quer por intrusão salina em furos, e (2) hidrólise de minerais silicatados nas rochas vulcânicas.

Observações


Anexos