Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Painéis ► em encontros nacionais

 

Referência Bibliográfica


WALLENSTEIN, N., ORTIZ, R., QUEIROZ, G., GASPAR, J.L., FERREIRA, T., ALVES, P. (1998) - Utilização experimental de um array sísmico no Vulcão das Sete Cidades, S. Miguel, Açores. "1º Simpósio de Meteorologia e Geofísica da APMG". Algarve, Lagos, Novembro (Poster).

Resumo


A utilização de arrays sísmicos remonta à década de 70, prendendo-se o seu desenvolvimento com a detecção e a localização de explosões nucleares. Nos finais dos anos 80 a aplicação de tais dispositivos foi estendida ao acompanhamento da actividade sismovulcânica, baseando-se os sistemas existentes na colocação de diversas estações de registo independente numa pequena área. Mais recentemente, no âmbito do projecto de investigação do Vulcão Laboratório Europeu Teide, nas ilhas Canárias, o Departamento de Vulcanologia do C.S.I.C. desenvolveu um novo sistema, utilizando uma única estação de registo central comum aos diversos sensores que o constituem.
 
A utilização deste tipo de dispositivo de monitorização, como complemento das redes sísmicas tradicionais, tem-se revelado de significativa importância no campo da sismologia vulcânica dado permitir determinar com rigor o azimute da fonte de sinais sísmicos de origem vulcânica. Adicionalmente, tratando-se de um sistema de rápida instalação e de simples operacionalidade adequa-se ao acompanhamento de situações de crises sismovulcânicas.
 
A título experimental este tipo de array sísmico foi instalado pela primeira vez nos Açores, coincidindo a sua utilização com o desenvolvimento da crise sísmica que se localizou na zona ocidental da ilha de S.Miguel. O dispositivo foi colocado na fajã dos Mosteiros, uma plataforma lávica coberta por alguns depósitos de cinzas pomíticas situada na arriba W do maciço vulcânico das Sete Cidades. No presente trabalho discutem-se os resultados obtidos durante o ensaio realizado.

Observações


Anexos