Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Teses ► Mestrado

 

Referência Bibliográfica


MENDONÇA, C. (2019) - Estudo preliminar da precipitação oculta na bacia hidrográfica do Caldeirão Grande (São Miguel, Açores). Dissertação de Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade dos Açores.

Resumo


​O arquipélago dos Açores é caracterizado por um clima com elevados índices de humidade, que por vezes pode alcançar os 100%. Os nevoeiros são massas de ar húmido, formados por pequenas gotículas de água suspensas na atmosfera que se capturados podem constituir uma origem de água passível de utilização direta ou indireta, neste caso, por exemplo, para a recarga de aquíferos. Diferencia-se, assim, a designada precipitação horizontal da pluviosidade (precipitação vertical).
 
O presente estudo de avaliação do potencial associado à precipitação oculta desenvolveu-se na bacia hidrográfica do Caldeirão Grande, situado a uma cota superior a 600 metros, o que configura um local com características favoráveis à ocorrência de nevoeiros e à sua consequente captura. A construção de um coletor padrão de nevoeiro (SFC) permitiu comparar os resultados obtidos neste estudo com outros realizados por todo o mundo.
 
A recolha de dados iniciou-se a 8 de janeiro de 2019 e prolongou-se até 29 de agosto, perfazendo um total aproximado de oito meses, a que correspondem 65 medições. 

Os resultados demonstram que o contributo hídrico proveniente da precipitação oculta é sempre superior ao da precipitação horizontal. No período de estudo observou-se um volume acumulado de precipitação horizontal igual a 3 519 mm, enquanto a precipitação vertical observada corresponde apenas a 1 551 mm. A média diária de precipitação oculta é igual a 64 mm/dia, enquanto o contributo da precipitação vertical é 27 mm/dia. 

A distribuição mensal da precipitação oculta mostra que 62% do total ocorre de janeiro a maio. Por seu turno, a precipitação vertical concentra 51% do seu volume nos meses de fevereiro e agosto. Realça-se que o período de estudo correspondeu em parte a um ano hidrológico atípico, devido à elevada concentração de chuva no mês de agosto (23%). O volume captado de precipitação horizontal é maior quando o valor médio da velocidade do vento se encontra abaixo dos 8,1 km/h, e a média de rajadas máximas é inferior a 25 km/h. 

Os dados de precipitação oculta produzidos nesta dissertação de mestrado são coerentes com outros dados produzidos noutros estudos, que utilizam o mesmo tipo de SFC. Em casos de estudo desenvolvidos no Chile, Peru, Omã, Equador e na Região Autónoma da Madeira (Portugal) o volume diário de precipitação oculta é igual ou superior a 3 L/m2. No caso particular dos dois estudos realizados na ilha da Madeira por Prada (2000), constata-se que a média diária de precipitação oculta obtida no Caldeirão Grande é intermédia entre os resultados obtidos naquela ilha.

Observações


Anexos