Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Resumo


A Ilha do Corvo tem cerca de 6,3 km de comprimento por 4 km de largura e abrange uma área da ordem dos 17,11 km2, atingindo uma cota máxima de 718 m, no Estreitinho, no bordo S da caldeira. Sob o ponto de vista geomorfológico define uma única unidade, correspondente a um vulcão central com caldeira, muito erodido no seu lado oeste. No flanco sul do edifício observa-se um alinhamento de cones de escórias aos quais se encontra associada a fajã lávica que se desenvolve a sul.


 


 

Bibliografia Recomendada


DIAS, J. (2001) – Geologia e tectónica da ilha do Corvo (Açores-Portugal): Contributos para o ordenamento do espaço físico. Tese de Mestrado. Universidade de Coimbra, 102 p.
 
SILVA, R., WALLENSTEIN, N., COUTINHO, R. (2006) – Proposta de plano de Ordenamento da orla costeira da ilha do Corvo – Geologia 1ª fase – Caracterização e diagnóstico. Documento Técnico-Científico do Centro de Vulcanologia, 42/CVARG/06, 27 p.
 
ZBYSZEWSKY, G., CÂNDIDO DE MEDEIROS, A., FERREIRA, O. V. e ASSUNÇÃO, C. T. (1967) – Carta Geológica de Portugal e Notícia explicativa: Ilha do Corvo, Açores. Serviços Geológicos de Portugal. Carta + 16 p.