Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Resumo


Na ilha de S. Jorge as principais estruturas tectónicas identificadas apresentam direcções WNW-ESE, NNW-SSE, N-S e E-W. As falhas com direcções WNW-ESE correspondem à família principal de estruturas tectónicas, definindo uma estrutura em graben na metade Oriental. São falhas de desligamento direito normais que nalguns troços mostram tendência para rodar para direcções próximas de E-W e cuja evidência é constatada pelo alinhamento dos numerosos cones vulcânicos e escarpas de falha. Do mesmo modo, o recorte linear das costas NE e SW da metade Oriental mostra, claramente, a influência da tectónica com essa direcção na acção erosiva provocada pelo mar. O segundo conjunto, em termos de importância, é o de falhas com direcções NNW-SSE. Não estando fortemente representadas na ilha, são acidentes que exibem componentes de desligamento esquerdo normal, das quais a mais importante é a Falha da Ribeira Seca, que separa a metade Oriental da Ocidental. Esta direcção, assim como a N-S, parece controlar o encaixe de algumas ribeiras na Região Ocidental.

 

 
 

 

 

Bibliografia Recomendada


MADEIRA, J. (1998) – Estudos de neotectónica nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge: uma contribuição para o conhecimento geodinâmico da junção tripla dos Açores. Tese de Doutoramento no ramo de Geologia, especialidade em Geodinâmica Interna. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 428 p.

 

MADEIRA, J. e SILVEIRA, A. B. (2003) – Active tectonics and first paleoseismological results in Faial, Pico and S. Jorge islands (Azores, Portugal). Annals of Geophysics, Vol. 46, N. 5, pp. 733 – 761.