Iniciar sessão

Navegar para Cima
CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores
IVAR - Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores

Crise Sismovulcânica da Graciosa

Resumo


 
A ilha Graciosa tem cerca de 13 km de comprimento por 7 km de largura e abrange uma área da ordem dos 61,6 km2, atingindo uma cota máxima de 402 metros no vértice geodésico Caldeira E. Sob o ponto de vista geomorfológico apresenta quatro unidades: (1) Maciço da Caldeira; (2) Serra das Fontes;  (3) Maciço centro-meridional; (4) Plataforma noroeste.
 

 
 
 
1
Maciço
da
Caldeira
Situado na região SE da ilha, corresponde a um vulcão central com caldeira, no interior da qual se encontram preservados alguns maars (s.l.) e vestígios de um antigo lago de lava que derramou para noroeste. Junto ao bordo sudoeste da caldeira identificam-se dois domos lávicos e nos flancos do edifício principal encontram-se evidências de alguns cones de tufos e cones de escórias.
2
Serra das
Fontes
Estrutura alongada segundo a direcção NW-SE, limitada a leste e a sul por imponentes escarpas de falha, que corresponde a uma relíquia de um antigo vulcão em escudo .
3
Maciço
centro-meridional
Engloba a Serra Branca e a Serra Dormida, estruturas representativas de um antigo vulcão central onde se evidenciam alguns domos lávicos. No topo destas estruturas sobressaiem alguns cones de escórias e escoadas lávicas mais recentes.
4
Plataforma
noroeste
Trata-se de uma área aplanada de baixa altitude, marcada pela existência de diversos cones de escórias, spatter cones e escoadas lávicas associadas.
 

Bibliografia Recomendada


 
FERREIRA, A. (1968) – Ilha Graciosa. Ed. Livros Horizonte, Colecção Espaço e Sociedade, Lisboa, 166 p.
 
GASPAR, J.L. (1996) – Ilha Graciosa (Açores): história vulcanológica e avaliação do hazard. Tese de Doutoramento no ramo de Geologia especialidade de Vulcanologia, Departamento de Geociências, Universidade dos Açores, 261 p.
 
ZBYSZEWSKI, G. (1970) – Levantamentos geológicos da ilha Graciosa (Açores). Mem. da Academ. das Ciências de Lisboa, Classe Ciências, T.XIV, pp. 163-171.
 
ZBYSZEWSKI, G., MEDEIROS, A., FERREIRA, O. e TORRE DE ASSUNÇÃO, C. (1972) – Carta Geológica de Portugal na escala 1/25000. Notícia explicativa da folha Ilha Graciosa (Açores). Serviços Geológicos de Portugal, 31 p.